Artigo
Festa da Independência reúne 40 mil pessoas
Brasília, 7 de setembro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi um dos anfitriões da festa pelo Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Defesa, Celso Amorim. A Polícia Militar do DF (PMDF) estimou em 40 mil pessoas o público que acompanhou o percurso de 2km por onde desfilaram estudantes e militares.
A presidenta chegou pouco antes das 9h da manhã, em carro aberto, e recebeu as boas vindas do governador Agnelo Queiroz e do ministro Celso Amorim. Em seguida, ela passou em revista as tropas e autorizou o início do desfile.
“É uma honra participar da comemoração deste dia tão importante para o povo brasileiro. É muito emocionante ver a Esplanada lotada, cheia de brasilienses e brasileiros que vieram prestigiar essa data, que é um dia da família e da alegria”, comemorou o governador. Para Agnelo Queiroz, a população tem motivo para manifestar seu patriotismo. “O Brasil conquistou grandes avanços sociais desde o governo do presidente Lula, dando continuidade com a presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.
Este ano o tema da festa foi “Construir um Brasil que avança está em nossas mãos”. A parada cívico militar durou duas horas e contou com a participação de escolas, da Polícia Federal, de militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, entre outros. Os comandantes da PMDF, Paulo Roberto Rosback, e do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Márcio Matos, desfilaram à frente de suas corporações. A festa foi encerrada pela Esquadrilha da Fumaça, que executou suas tradicionais manobras.
A infraestrutura do evento contou com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, tribunas para autoridades e mil convidados, sistema de som ao longo de todo o percurso, três telões, 300 banheiros químicos, 35 pontos de distribuição de água e 15 postos de atendimento da Secretaria de Saúde do DF. Os custos da montagem de toda essa estrutura são de aproximadamente R$ 900 mil e a empresa responsável foi escolhida por meio de pregão eletrônico.
Autoridades do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal e do governo federal prestigiaram a festa organizada pelo GDF, pelo Ministério da Defesa e pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Outras atividades – A Secretaria de Cultura do DF preparou uma programação especial, com atrações musicais, durante todo o dia, no campo central da Esplanada dos Ministérios. Os shows fazem parte da série de eventos da Semana da Pátria, que termina ao som do pianista Arthur Moreira Lima junto com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na Torre de TV.
Também na Esplanada, a partir das 16h, 38 balões darão início ao campeonato de balonismo que reúne pilotos da Confederação Brasileira de Balonismo. A competição segue até sábado (10/9), com duas decolagens diárias: a partir das 7h e a partir das 16h.
Ainda na região central da capital, foi realizada a Marcha Contra a Corrupção. Os manifestantes se organizaram pelas redes sociais e caminharam do Museu da República até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Eles pediram o fim do voto secreto na Câmara e no Senado e punição para políticos corruptos. “Essa é uma bandeira de todos nós: minha e da presidenta Dilma.”, declarou Agnelo Queiroz.

